Silxata's Blog

Porque eu seria menos sem as palavras.

A idiotologia da MODA!

em novembro 20, 2009

As 27 velinhas do bolo de meu último aniversário deveriam indicar um certo grau de maturidade, pelo menos, no âmbito dos “porquês”. Mas como, defininitivamente, eu não me incomodo com isso, adoraria algumas interrogações distribuídas por aí…

Pois bem, estava pensando sobre o que é moda? para que serve? E eu na minha “santa-sabedoria-de-achismos” devo contribuir com minha opinião certamente contrária aos seguidores…enfim. Que alguns aleguem a importância “filosófica-cultural-ecônomica-política-blá”da MODA. Mas, para mim é apenas um forma de manter o lucrativo comércio da indústria textil e das grandes marcas, claro! Por que andar todos iguais cria uma “identidade”? Ou pior, uma personalidade? Ou derivações do tipo…auto-confiança, estilo, atitude??? Atitude? É forçar um pouquinho a barra, né não? E o pior é que VENDE…porque muitos COMPRAM a “idéia”. Que na verdade, não é de modo algum legítima…alguém disse que isso ou aquilo é legal, e você para “ser aceito” se enquadra no requisito. Por que? Sinceramente, não consigo encontrar uma explicação racional, a não ser a necessidade de se “enquadrar”, de ser igual para se proteger dos julgamentos quando se é diferente…

Eu gosto de me sentir bem, claro, mas o “meu sentir bem” não está atrelado a me sentir igual…beleza e conforto andam juntos para mim. E só existem, combinados, simultaneamente. Não me recordo de ter comprado algo apenas porque é “tendência ou modinha”, porque um “fashion week qualquer” lançou no mercado, ou numa novelinha de quinta  das oito (seis, sete,nove…tanto faz). Como seria se não houvesse? O que mudaria se deixasse de existir? Além da falência de estilistas, marcas, e as carismáticas manequins etíopes?

Não bastasse a “cultura das tendências” no vestir, há de estar “antenado” em ter celulares que ficam obsoletos ao passo de um click no mouse; a nova música de Joelma e Chimbinha; ou uma nova boyband febre nos EUA; ou a nova “dieta do emagreça comendo” publicada no, “consagradíssimo”, Globo repórter; até mesmo campeões de bilheteria de qualquer filmezinho “mamãozinho com açucar” com uma imbecil qualquer legalmente talentosa (e talvez loira)…

De tudo que há de ridículo na “onda da modinha” há de se salientar a incompatibilidade com o adepto da mesma, as quais enquadram aqueles que “”passam fome” para manter um padrão aceitável; ou deliram achando que é capaz de usar um manequim absolutamente impossível com o formato-de-frasco-de-perfume de seu corpo; ou ainda, desfilam em bandos com lenços enroscados nos pescoços por aí, em especial, quando o calor está quase “evaporante”…

Qualquer lixo é moda, pelo menos aqui nas “terras onde canta o sabiá“… mulheres com nomes de fruta; jogadores de futebol; “citações” do tipo ” iarnuou” ou derivações de jargões noveleiros; bi/homossexualismo (como?); crianças pré-emo-adolescentes;  e até a Igreja Comercial do Reino de Deus….

Se você se enquadra em algum dos supracitados, parabéns, seja feliz à “imagem e semelhança”!

Desejo que seja proporcional ao seu bolso, seu corpo e o tamanho de seu espelho…Obrigada!

p.s.1 T.P.M. das profundezas do inferno!

p.s2. Sempre acompanhando os meus amigos blogueiros, claro! Desculpem o desaparecimento…o qual, talvez, ocorrerá em breve.

p.s.3. Bjocas pra Dê e pro Chicuta!

Inté!


8 respostas para “A idiotologia da MODA!

  1. Então,deixa eu contar,minha irmã vende roupas.Fui lá pra ver umas canisetas e tal,porque as minhas “is so last summer,you know?”.Enfim,as minhas já estão tão velhas que nem as baratas querem roer mais.E tinha lá umas da Lacoste,imitações claro,que ela disse que estava vendendo super bem porque virou moda,Pelo amor de deus,eram camisetas roxas com listras verticais verdes,ou rosa com listra laranja.Como alguém em sã consciência pode querer usar uma coisa dessas?Bom,é moda né…Ainda bem que eu não sigo essas modas,vai que alguém me fotografa com uma dessas e mostra para os meus netos?

  2. Deise Duarte disse:

    Então eu tb não entendo de moda e me assusto com ela, mas é legal qdo a gente ve alguém bem esquisitinho, que nem ta na própria pele para estar na moda… gente bizonha faz isso.

    Mas nós, não somos bizonhas =) a gente é legal

    Beijos no coração fofona!

  3. Bill Falcão disse:

    A moda é criação do comércio e de “estlistas”, costureiros que precisam vender sempre pra trocar o iate por outro deste ano. Tipo assim a “Igreja Comercial”, Sil! Post supimpa! Assino embaixo!
    Bjooooooo!!!!!!!!!!!!

  4. Wendy Freitas disse:

    eu acredito em tendências.
    e acredito em bom senso.
    alguem – do meio da moda, ou alguem antenado (a) com moda – inventou o rimel, e o deliniador. e nós usamos e gostamos.

    tentar unificar as pessoas e enquadrá-las num padrão apenas pq gostam de moda ou não não eh preconceito de qq jeito? (mas posso ter entendido errado, eh apenas algo que penso sobre. pq eu não sou vítima da moda de forma direta, mas utilizo das tendências SIM pra ditar o que me faz bem, e o que me deixa confortável)

    é isso.
    inté.

  5. Wendy Freitas disse:

    só pra completar, como diria Caio F. Abreu – um de meus escritores preferidos out-modismo – diria:

    “A linguagem que eles usam para se comunicar quando rodam assim e assim por diante nessa roda-gigante. Você tem um passe para a roda-gigante, uma senha, um código, sei lá. Você fala qualquer coisa tipo bá, por exemplo, então o cara deixa você entrar, sentar e rodar junto com os outros. Mas eu fico sempre do lado de fora. Aqui parada, sem saber a palavra certa, sem conseguir adivinhar. Olhando de fora, a cara cheia, louca de vontade de estar lá, rodando junto com eles nessa roda idiota – tá me entendendo, garotão?” (Dama da Noite, Caio F. Abreu)

    pq hj em dia, quem saberia dizer o que eh ser autêntico??

    agora sim, é isso.
    inté.

  6. Bill Falcão disse:

    Sumiu?
    Bjooooooo!!!!!!!!

  7. Cici Doris disse:

    A diferença entre uma criatura fanática por estar carregando uma marca famosa ,”uma etiqueta” caríssima na bunda, e uma vaca marcada a ferro quente num curral, mostrando que pertence àquela fazenda, é que a vaca não tem escolha, tadinha, porque se tivesse, seria livre disso!!!
    Já os outdoors humanos propagandistas idiotizados de marcas famosas, como se levar uma ”etiqueta de renome” no próprio corpo o melhorasse de alguma maneira…
    Xá prá lá…
    Um segredinho: Já sai com roupa de bazar pra festa de casamento…um luxo!! E quando elogiavam minha blusa, fazia questão de dizer que foi num bazar e ainda dizia o preço… Pq será que dizem que eu vivo em Matrix? kkkk
    Mas não consegui ainda bater meu pai nesse quesito, pois ele foi num casamento de camiseta polo com estampas e chinelão, e ainda num momento de chuva colocou uma cadeira na cabeça… amei ver a cena, tanto que fiquei ali junto com ele morrendo de rir, enquanto a mulherada devidamente pranchada corria pra fugir da chuva! Ele não tá nem aí pra formalidades…adoooooro! Dá pra entender um pouquinho de onde puxei as maluquices, né? Tenho o maior orgulho da espontaneidade do meu pai… um dia chego lá!!Rsrss
    Bjos, Sil!

  8. Cici Doris disse:

    Algumas perguntas que não querem calar?

    -Porque gente mais gorda que eu veste 38 quando eu uso 40 ou 42?

    -Porque a única coisa diferente de um cabeleira feminina, hoje, é o tom e a marca da tinta, e o resto é tudo igual?

    -Porque zoam comigo só por causa da minha calça com cintura na cintura?

    -Porque ás vezes me sinto uma alienígena por não visitar um salão de beleza, todas semanas, aliás, pelas minhas contas, faz quase um ano, a última vez que arrumei o cabelo num salão… eu sei, é uma heresia!

    -Por que não me entendem quando eu compro 4 calças de R$30,00 numa liquidação, e não uma só de R$ 190.00? (Garanto que as minhas entram nos mesmos lugares das outras, sem dever nada a ninguém – literalmente!)

    -E por quê, por quê, eu sou a única criatura viva que não suporto aquele barulho infernal de forró eletrônico com suas letras ‘profundas’ (no sentido erótico, é claro!), de manhã logo cedo no ônibus, no trabalho…?

    Será que a resposta a todas as perguntas seria: é a moda!?
    Assim sendo, percebo que não somente estou fora de moda, ela também está fora de mim!

Deixe um comentário